Quando você ouve alguém falando de organização ou rotinas você costuma pensar em algo monótono, tedioso e que acaba virando uma obrigatoriedade?

E em algum momento você já parou para pensar a organização como um processo de autoconhecimento?

Então, neste texto eu vou tentar desconstruir essa ideia da organização chata e te mostrar uma perspectiva que torna o ato de pensar uma rotina como um autocuidado realmente.

Quebrando as regras

Aqui na Conscientize falamos de astrologia e autoconhecimento, e há alguns dias gravei um vídeo falando sobre como identificar no seu mapa astral o que funciona melhor para você quando o assunto é organização. 

E esse é o nosso ponto de partida neste texto, o que funciona para você!

Porque a organização é um processo seu, único, individual e que que precisa fazer sentido para você!

Não existe um certo ou errado, a técnica mestre de todas ou a solução que resolve todos os problemas.

Afinal, o que funciona para mim não necessariamente funciona para você, e o que funciona hoje para você não necessariamente funcionará daqui um mês para você ainda.

Então, começamos a entender a organização como um processo de autoconhecimento

Se organizar envolve refletir sobre as atividades que estamos realizando no nosso dia a dia, sobre quais dessas atividades já não estão nos motivando e precisam ser renovadas ou até deixadas de lado mesmo.

Sobre os horários em que você funciona melhor e sobre prioridades.

E isso te leva para a necessidade de entender onde você está agora, o que é importante para você e onde você quer chegar.

Percebe que é um ato de reflexão em essência?Uma constante reflexão em busca do que faz você se sentir melhor.

E quando essas reflexões saem do campo das ideias e viram uma lista de várias atividades, organizá-las é um ato de cuidar de si mesmo.

Tem muito de mim em tudo que eu faço

Quando você sabe que realizar uma atividade correndo vai te gerar irritação, que ficar guardando na mente a lista do mercado vai te dar dor de cabeça ou que ler aquele livro da faculdade no último dia vai ser uma leitura tensa.

Você…

Se dá o tempo que precisa, coloca a lista em um aplicativo e conforta a própria mente, organiza a leitura do livro e curte cada capítulo. 

E você vai testando o que funciona melhor, qual aplicativo é mais fácil, é mais confortável, é mais agradável.

Eu por exemplo, costumo ir brincando de testar diversas cores e fundos diferentes no Trello.

Então, percebe? Se torna leve.

E o mais importante, o tempo aplicado no que te gera prazer!

Nesse processo de identificar o que nos faz bem e os porquês dos nossos projetos, vamos nos desfazendo de tralhas mentais e emocionais.

E aí sobra tempo para se ouvir, para refletir, para deixar a criatividade mais solta e para fazer o que você gosta realmente.

Assim surgiu esse texto, em um momento meu em que a minha mente solta para ser criativa me deu a ideia de trazer esse conteúdo para vocês.

Gostou? Acompanhe nosso blog para mais conteúdos de astrologia e autoconhecimento.

Scroll to Top