O ano era 2013 e eu estava iniciando meu primeiro estágio depois de entrar na faculdade.

Tinha passado bastante tempo me programando para essa faculdade e tanto o curso como o estágio eram realizações que eu tinha aguardado ansiosamente para chegarem. Naquele estágio lembro de uma vez meu chefe me passar um livro para ler, ele gostava de nos indicar leituras.

Hoje, 7 anos depois, durante algumas pesquisas para me organizar melhor, adaptar certas rotinas e lidar com todo o momento atual, ouço uma indicação desse mesmo livro, e esse gatilho me fez refletir tudo que passou de lá para cá.

Tão Plutão retrógrado em capricórnio…

uando paramos para refletir aquilo que realizamos, os caminhos que percorremos e onde nossas escolhas nos trouxeram. E percebemos que essas mudanças trouxeram um novo olhar para as situações que vivenciamos.


O que você estava fazendo em 2013 ? Se a pessoa de 2013 pudesse conversar com a pessoa que você é agora em 2020 como seria esse diálogo? Certamente seria bem interessante né?


O livro em questão era Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes do Stephen Covey. Lembro que eram hábitos relativamente simples e que naquela época me fizeram criar rotinas e trazer novas formas de lidar com as atividades do meu dia que me ajudaram muito a dar sequência em tudo que viria pela frente.


E vinha tanto, de lá para cá aprendi a acreditar mais na minha intuição, a tentar com menos medo de errar, aprendi que grandes coisas se constroem com o dia a dia, com a força do hábito mesmo, não é a velocidade mas a constância com que algo é realizado.


Nesse processo desconstruí ideias, percepções, precisei refazer muitas delas do zero. A questão não é exatamente o livro, o conteúdo dele mas o quanto aquele conteúdo me fez perceber novas possibilidades. Eu poderia nem ter lido, ter desconsiderado, e esse aprendizado teria vindo de outras formas. Mas eu peguei aquele detalhe de um dia qualquer,uma indicação de um livro, e eu encarei tudo aquilo que surgia como um aprendizado.

E essa foi a grande sacada que me fez pensar “ Plutão retrógrado em capricórnio!”

São esses olhares que nos permitimos ter que nos fazem ir aos poucos construindo a nossa jornada, deixando o que pesa para trás e aprendendo com o que fica.E um dia olhamos para esses ciclos e percebemos o quanto transformadores eles foram.


Em 2020 eu pesquisando escuto a indicação desse livro, e volto para essa leitura agora para novas percepções desses hábitos. Para uma nova transformação no meu dia a dia e certamente em mim mesma.

E você, consegue lembrar de algum ato aparentemente sem grandes significados que te trouxe uma transformação pessoal posterior? Nos deixe saber quais reflexões esse plutão retrógrado em capricórnio te trás.

Scroll to Top