Em meio a tantas mudanças na nossa rotina e na maneira como realizamos nossas atividades, estamos com uma questão em evidência: a importância de agirmos com cada vez menos competição e mais cooperação.
Por que essa questão se tornou tão relevante? Esse texto é uma reflexão que abrange diferentes contextos e com certeza renderia muito conteúdo.
Mas vou aqui tentar sintetizar, em alguns pontos que eu percebi mais claramente na minha vivência e que me fizeram ter alguns insights interessantes.
Conhecimento contido, conhecimento perdido!
Acho que o melhor ponto para começar a falar de menos competição, mais cooperação, é falar de conhecimento. E por que?
O processo de aprender coisas novas é diário, não só a leitura, a aula, o conteúdo programado na grade curricular, mas é o dia a dia, é a reflexão, é o autoconhecimento.
E onde entra a competição nessa história? Pois é, não deveria entrar!
Mas conhecimento, por ter muito valor, acabou se tornando algo que muitas pessoas buscam como forma de conseguir algum destaque, algum reconhecimento, merecimento por uma atividade e muitas outras razões que não envolvem o prazer em si de aprender.
E nisso perdemos algo fundamental: a percepção de que o conhecimento contido é um conhecimento perdido. Perdido porque nosso conhecimento sozinho é um, é isolado, é resultado das nossas percepções.
Quando nos abrimos para entender outros olhares, percebemos que esse conhecimento pode ser múltiplo, dinâmico e pode ser construído, desconstruído e reconstruído várias vezes.
Não tenha medo de passar seu conhecimento adiante, você aprende tanto quanto quem te escuta fazendo isso.
Todo mundo tem seu espaço!
Acho interessante observar quando falo por aqui de astrologia, e cito alguns canais e astrólogos que me ajudaram muito ao longo do meu aprendizado, que fica no ar aquela interrogação “ mas por que dar atenção para eles e não para o teu canal?”
Simples, tem espaço para todos! é muito legal ver essa nova dinâmica chegando no “mercado”,nas empresas, possibilitando uma outra consciência.
Cada um de nós tem sua forma única de ser, podemos falar dos mesmos assuntos mas cada um a seu modo e isso inclusive, agrega muito.
Competir é dividir em dois lados, cooperar é construir!
Quando encaramos nossas relações com base na competição, existe todo um esforço, se gasta energia e muita energia.
Pense em um atleta, o quanto ele se prepara para aquele momento da competição. Mas pense que, ao contrário do atleta você não está em um esporte, não é uma competição saudável quando a competição é com colegas e até pessoas mais próximas.
Melhor, você não está em um esporte sozinho, você está em uma equipe.
No futebol temos equipe, e por lá dá muito errado se algum jogador não souber trabalhar em equipe não é mesmo?
Na cooperação você une forças, une diferentes ideias e formas de realizar a mesma atividade e isso só amplia as suas possibilidades.
Pensando nesses pontos, você acredita que ser mais cooperativo é um desafio para você?Em qual área da sua vida esse desafio é maior?
Me conta nos comentários e acompanhe nossos canais para mais conteúdos como este.