Cada signo tem,dentro de um mapa astral, um espaço de 30 graus. Você talvez não conhece esse conteúdo dessa forma, mas provavelmente você sabe que em determinados dias, há a troca de um signo para outro. No dia 20 de abril o sol sai do signo de áries e entra no signo de touro no dia 21 de abril. Mas e se você nasceu entre esses dias? Como saber o exato momento dessa troca?


Isso aconteceu com uma de nossas seguidoras, a Bruna Florios, que descobriu ser geminiana e não canceriana. Uma geminiana nascida no último grau do signo de gêmeos, no grau 29. E além dessa descoberta por um signo solar que ela não imaginava ter, temos mais surpresas! Quer descobrir também?

Então hoje nesse post falaremos sobre os graus dos signos e como eles influem na energia do seu mapa astral.

Os graus dos signos

Como falamos acima, cada signo tem 30 graus dentro de um mapa astral. Esses graus definem o que chamamos de decanatos. Ou seja, do 1º grau ao 10º temos o 1º decanato de um signo. Assim, podemos falar que:

  • 1º decanato de Áries – serão os arianos que estão iniciando a experiência da energia de Áries. Podem ser os mais impulsivos, os mais ativos, os que tem uma maior vitalidade.Já

Já entre o 10º grau e o 20º grau temos o 2º decanato de um signo.Assim, seguindo nosso exemplo com áries temos:

  • 2º decanato de Áries – serão os arianos que já estão com a energia ariana mais fixada, mais enraizada no ser deles, e já aprenderam a lidar com os desafios dessa energia.

E entre o 20º grau e o 30º grau temos o:

  • 3º decanato de um signo . Este decanato finaliza a energia do signo em que está, com isso, é uma energia de conclusão, de amadurecimento. Serão os arianos que já estão em um processo de auto entendimento com relação a energia de áries e já iniciando na compreensão mais ampla da energia de touro, próximo signo.

Podemos ver que a cada decanato temos certas características, temos uma regência planetária para cada um deles também e tudo isso vai agregando na análise do mapa. Além de seu mapa ser único pelos posicionamentos, ele é único também por essa combinação entre graus.

E o grau 29 então?

Esse grau mostra que aquele planeta, no caso da Bruna o sol, está fechando o ciclo daquele signo.Concluindo aquela energia dentro dela nessa vida.

Alguns dizem que esse grau é por esse motivo, um grau crítico. Mas não veja como catastrófico, um peso para a vida ou algo nesse sentido. É um fechamento, aquele planeta ele já sente muito da energia do signo que o segue, ele tem muito da sabedoria do signo em que ele está. Já está maduro, já tem em si praticamente todo o aprendizado que era necessário absorver e já está transicionando para um novo aprendizado.

Contudo, ainda falta algum detalhe a ser aprimorado. Há alguma experiência que a pessoa precisa passar com aquela energia e por isso ela nasce nesse grau. Para saber, precisa de uma análise mais completa de cada mapa.

E mais duas informações importantes

Quando o sol da pessoa está nos últimos graus de um signo, ela provavelmente terá mercúrio no signo que segue. O que vai ressaltar as características do signo sucessor e favorecer a confusão sobre o signo solar daquela pessoa, afinal ela de fato se identifica com aquele signo por ter características dele.

Por isso a importância de uma análise mais profunda e o cuidado com sites que entregam o mapa online, nós sempre recomendamos o astro.com que é hoje, o site mais confiável para você montar seu mapa online.

E também lembrar que, além do sol os demais planetas e pontos do mapa em signos, vão ter seus respectivos graus. Ou seja, essa confusão pode ocorrer também com o seu ascendente, que pode iniciar no 29º de um signo e te dar muitas características do signo sucessor. Pode ocorrer com vênus, com marte, com todos os signos basicamente.

Quer entender seu mapa profundamente, com o meu acompanhamento ao longo dos seus estudos? Vem conhecer a Jornada do Astrólogo.

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário e assim como a Bruna, traga suas dúvidas para respondermos por aqui.

Scroll to Top